logo natal

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiver

jornalista china

Cerca de 17 profissionais de imprensa de Cabo Verde estão na China para uma formação de 20 dias. Chegaram no dia 8 a Pequim. O seminário teve início no dia seguinte, com uma palestra sobre o tema, Perfil Nacional da China. A Tiver fez-se mais uma vez representar, desta feita pela sua chefe da Informação.

Diariamente, das 09 às 17 horas, o tempo será ocupado com palestras sobre temas diversos e visitas de estudos. A Rádio Internacional da China, Museu da Cidade Proibida, Star Park de Mídia, Grande Muralha e entre outros, estão contempladas entre os locais a visitar. A metodologia permitirá trocas de opiniões e investigação.

Sobre o tema abordado no 1º dia de formação, Perfil Nacional da China, falou-se, por cerca de duas horas sobre a história, a política, as unidades administrativas, os grupos étnicos, a riqueza a pobreza da China. Debruçou-se ainda, sobre a sua preservação cultural, as inovações e as tidas como grandes novas ideias futuras.

O tema apresentado por um professor Chinês, que dá aulas de português em Universidades e teve interação dos Jornalistas cabo-verdianos. Na China, a 2ª maior potência mundial, ainda como todos os outros países, existem pessoas que vivem com poucas condições. Para o professor, a riqueza ainda não é bem distribuída. A poluição, foi posta em questão. Para o professor YeZhiliang, (lê-se iêziliang) é uma das principais prioridades daquele país asiático.

O tempo em Pequim, a cidade mais poluída da China, está nestes dias razoáveis e deve prolongar-se por mais dias.

Os seminários recebem significativos apoios do governo Chinês e de vários países em desenvolvimento. Atualmente, servem-se de pontes de amizade e cooperação entre o país milenar e os outros correspondentes.

A formação será ministrada por professores, Jornalistas e diretores de alguns órgãos de comunicação chinesa e termina no dia 27 de Junho, data do regresso dos profissionais de Cabo Verde. Entre estes está a Jornalista e Chefe da Informação da Tiver Catarina de Pina, em, também, representação da instituição.

 

Texto: Catarina de Pina.

 

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub