logo natal tiver fina0

 

 

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

volência sexual a crianças e adolescentes

Esta iniciativa está enquadrada no âmbito da implementação do Plano de ação Nacional de Prevenção e Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes para o período de 2017-2019, apresentado publicamente em 2016, e vem na sequência do reconhecimento inequívoco de que os órgãos de comunicação social, públicos e privados bem como os seus profissionais – jornalistas e repórteres de imagem, editores e outros, constituem desde sempre, e atualmente com maior acuidade, parceiros aliados na promoção dos direitos das crianças e adolescentes e, no caso particular, na prevenção e o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Pretende-se com esta formação, reforçar as capacidades dos profissionais da comunicação social com novas e atuais abordagens relativamente à temática, tendo como base os direitos humanos e a salvaguarda da identidade e privacidade da criança.

A Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é uma grave violação dos Direitos das Crianças, pois, além da violação da integridade física, psicológica e moral, a mesma acaba por ter um impacto em todo o processo de desenvolvimento pessoal da criança e do adolescente, bem como, na sua inserção social.

O problema da Violência Sexual contra crianças e adolescentes em Cabo Verde tem sido objeto de intensa reflexão, tendo ganho relevância política, social e jurídica.

O país, através do Ministério da Família e Inclusão Social/ICCA e outras organizações governamentais e não-governamentais e internacionais, como a UNICEF, têm levado a cabo inúmeras iniciativas, visando a eliminação deste fenómeno.

 

 

Fonte: UNICEF

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub