logotipo tiver futuro

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

Hortas esgotos

Consumir alimentos provenientes de hortas regadas com água de esgoto pode causar intoxicação alimentar alertam a presidente da Associação Cabo-verdiana de Nutricionistas (ACNUT), Alzerina Monteiro, e o especialista em Avaliação de Risco, Edson Santos.

Estas reações surgiram na sequência de uma entrevista concedida à Inforpress pela delegada de Saúde da Praia, a 10 de Agosto, onde denunciou a existência de hortas irrigadas com água de esgoto em zonas circundantes à Cidade da Praia.

Segundo Alzerina Monteiro, um dos riscos é o contágio pela bactéria que é transmitida através da água contaminada com fezes e que pode causar às pessoas “muitos problemas de saúde” inclusive uma intoxicação alimentar.

De acordo com Alzerina Monteiro, os sintomas mais comuns são diarreia, vómitos, dor abdominal, algumas cólicas e febre. Mas dependendo da bactéria pode ter casos graves de intoxicação que pode levar uma pessoa à paralisação de alguns membros.

Segundo a especialista, uma intoxicação pode aparecer rápido dentro de algumas horas, depois de ingestão de alimentos, mas em outros casos pode demorar dias ou até mesmo semanas.

Alzerina Monteiro defendeu, que infelizmente em Cabo Verde as pessoas ainda não fazem a higienização correcta dos alimentos e a possibilidade de contágio é sempre alta.

O Especialista em Avaliação de Risco, Edson Santos, lembrou que conforme o Guia da OMS, existem diversos riscos associados à rega com esgoto e que devem ser controlados, de forma a equilibrar a necessidade de haver alimentos e a necessidade de os alimentos serem sanitariamente seguros.

Contudo, Edson Santos, diz que esta prática não é de todo proibida, pelo contrário ela é recomendada mundialmente, principalmente em países onde o acesso à água é problemático.

“Há que haver estratégias que permitam minimizar e controlar os riscos que daí advêm’’.

Instado a falar sobre este caso o vereador de Ambiente da Câmara Municipal da Praia, António Lopes da Silva, garantiu que a CMP está a organizar para desmantelar “brevemente” as horas existentes na capital regadas com água de esgoto.

 

Texto: Domingas Andrade

Fonte: Inforpress

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub