logotipo tiver futuro

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

 

 CERMI realiza 5ª Reunião do comité técnico do projecto eficiência energética em edifícios e equipamentos

A direcção Nacional de Indústria, Comercio e Energia, (CERMI) através do projecto Eficiência Energética em Edifícios e Equipamentos, realizou a 5ª reunião do comité técnico da componente equipamentos, visando apresentar o programa de Gestão da Procura (DSM) de energia. O objectivo é reduzir impulsionar a entrada de equipamentos eficientes no mercado nacional.

O projecto pretende alinhar com estratégia delineada no Plano de acção de eficiência energética, para o sector energético em Cabo Verde e demonstrar, através de projectos-piloto nos edifícios públicos, as boas práticas e os ganhos conseguidos com a eficiência energética e assim sensibilizar as famílias e as empresas privadas a envolverem-se mais nesta trajectória de criação de um mercado energético eficaz.

No âmbito deste projecto foi definido uma proposta de programa Nacional de rotulagem de equipamentos eléctricos e electrónicos em que na primeira fase foram seleccionadas os equipamentos com maior potencial para redução de consumo de energia. O projecto prevê como alternativas, para promoção de eficiência energética nos equipamentos e electrodomésticos de modo a reduzir consumo de energia nos edifícios, conforme avançou o coordenador do projecto.

Conforme sublinha o coordenador do projecto eficiência Energética em edifícios, Edson Mendes, de acordo com o estudo feito, os equipamentos actualmente electrodomésticos existentes ou utilizados no país têm um relativo nível de eficiência, todavia, o programa de eficiência energética quer ir mais além, controlando os equipamentos tanto na sua importação como na sua comercialização e uso.

O programa já vai nos seus dois anos, e tem como objectivo incentivar o consumidor na utilização e equipamentos eficientes, resultando da redução de consumo energético, traduzindo numa poupança da factura mensal de electricidade. A 5ª reunião do comité do componente técnico decorreu nas instalações da CERMI na Cidade da Praia.

 

 

 

Redacção

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub