logotipo tiver futuro

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

 

 O grogue produzido na ilha de Santo Antão

O grogue produzido na ilha de Santo Antão será certificado, a partir de 2019, com a operacionalização do laboratório de controlo de qualidade e certificação instalado no centro de transformação agro-industrial de Afonso Martinho, em Ribeira Grande.

O presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão (AMSA), Orlando Delgado, declara que as condições estão a ser criadas para que o processo de controlo da qualidade e certificação do grogue nesta ilha se inicie num futuro próximo.

Para a operacionalização do laboratório, que tem capacidade para prestar serviços a nível nacional, a AMSA assinou um protocolo com a Agência de Regulação e Supervisão de Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA), no âmbito do qual foi concluído, esta quinta-feira, uma formação do pessoal que estará envolvido no processo.

A AMSA vai adquirir, ainda este ano, um cromatógrafo para Santo Antão, no âmbito do reforço, a partir de Janeiro, das medidas de controlo da qualidade do grogue nesta ilha, conforme o presidente da associação.

O equipamento, cujo concurso para a sua aquisição já foi lançado, foi financiado pelo Governo, em seis mil contos.

Para o presidente da Associação, a indústria da aguardente é essencial para a economia da ilha, cuja produção, estima-se, rondar os dois milhões de litros por ano.

A seu ver, a valorização e certificação do produto contribuirão para o crescimento desta indústria e da economia de Santo Antão, já que os produtores terão mais rendimentos para alargar a actividade.

 

 

 

Fonte: Inforpress

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub