logotipo tiver futuro

 

 

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

 

 Festival Internacional de Cinema da Praia arranca na quarta feira na capital de Cabo Verde

Iniciou hoje a 5.ª edição no Plateau do Festival Internacional de Cinema da Praia, um vasto programa de filmes em competição, projeção de obras e debates. Para esta edição do festival, estão inscritos 121 filmes, tendo sido selecionados 27 filmes para a secção competitiva do festival: quatro nacionais e 23 internacionais.

 

A 5.ª edição de Plateau – Festival Internacional de Cinema da Praia arrancou esta quarta-feira na capital de Cabo Verde, estando agendado um vasto programa de filmes em competição, projeção de obras e debates. Para esta edição do festival, que se realiza na zona histórica da cidade da Praia, estão inscritos 121 filmes, tendo sido selecionados 27 filmes para a secção competitiva do festival: quatro nacionais e 23 internacionais. Ao todo, o festival conta com 12 filmes curtas-documentários, nove filmes curtas-ficção, quatro longas-documentários e duas longas-ficção.

Organizado pela Câmara Municipal da Praia, em parceria com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, a Associação Cabo-Verdiana de Cinema e Audiovisual e a Txan Films, o festival decorre até domingo e homenageia um dos mentores e impulsionadores deste festival, o jornalista e cineasta António Loja Neves, falecido este ano.

Em paralelo, o festival vai ter um programa de interação com convidados e cineastas internacionais, com a realização de sete masterclasses em parceria com algumas universidades sediadas na Praia. Serão discutidos temas como a abordagem ao cinema negro, a distribuição no cinema e audiovisual, plataformas e circuitos de festivais internacionais e o audiovisual como ferramenta museológica.

Nesta edição também teve a estreia em Cabo Verde, do filme “Djon Africa”, dos realizadores Filipa Guerra e João Guerra, que foi fruto de uma produção conjunta entre Portugal e Cabo Verde.

 

 

 

 

Texto: Eduardo Afonso

Fonte: Observador

 

 

 

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub