logotipo tiver futuro

 

 

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

 

 Luís Xavier

O presidente da Associação Cabo-verdiana de Prevenção do Alcoolismo (ACPA) Luís Xavier, disse que a aprovação da lei do álcool é um grande ganho e que a sua aplicação irá reduzir, significativamente, o seu consumo excessivo em Cabo Verde.

Luís Xavier, que falava em declarações à Inforpress, afirmou que a Associação sempre defendeu que o combate contra o alcoolismo deve passar pela prevenção activa e contínua, envolvendo todas as instituições da sociedade civil do país.

Na opinião do responsável, a aprovação da lei que regula a disponibilização, venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos abertos ao público e locais de trabalho representa um grande ganho para o país, o mesmo diz acreditar que a mesma irá reforçar as acções de prevenção e combate contra esse flagelo.

Conforme avançou, essa lei irá dar respostas eficazes ao combate ao alcoolismo em Cabo Verde. O essencial não é só a criação da lei, mas também a sua fiscalização e cumprimento, disse, acrescentado que o referido diploma trouxe inovações que contribuirão para a redução significativa do consumo excessivo do álcool em Cabo Verde.

O mesmo congratulou-se com as medidas que proíbem a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, nos postos de combustíveis e em locais de trabalho, afirmando que os desafios são enormes e que os resultados serão sentidos paulatinamente.

Entretanto, frisou que os resultados positivos a serem obtidos com a implementação da lei do álcool dependem de uma maior sensibilização sobre os malefícios causados por esse fenómeno e o envolvimento dos cabo-verdianos, uma vez que, sustentou, o alcoolismo tem sido uma das causas de morte no país.

Asseverou, por outro lado, que a ACPA tem apostado na prevenção do alcoolismo, tendo a este propósito adiantado que para este ano pretende alargar a sua intervenção, envolvendo a sociedade civil, universidades e escolas, reforçar o laço com instituições e ONG e consolidar as acções de forma prática e eficaz.

Luís Xavier disse ainda que a Associação Cabo-verdiana de Prevenção do Alcoolismo quer apostar na formação e capacitação de líderes comunitários, com vista a melhorar o atendimento às famílias das vítimas do alcoolismo.

A nova proposta de lei sobre o álcool foi aprovada na primeira sessão plenária de Janeiro, por unanimidade dos 59 deputados presentes.

 

 

 

Fonte: Inforpress

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub