logotipo tiver futuro

 

 

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

 

 INSP quer chamar a atenção para a hipertensão arterial

 

Cabo Verde vai declarar 2019 como o “Ano nacional da hipertensão arterial (HTA) e factores de risco associados” visando chamar a atenção para uma doença que atinge 35 por cento da população nacional.

A declaração do Ano Nacional, segundo fontes do Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP), tem por objectivo sensibilizar a população e promover a adopção de políticas e projectos de impacto sobre a saúde pública, relacionados com a hipertensão.

A intenção é contribuir para que o país atinja os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável no domínio da saúde.

De realçar que a hipertensão arterial é uma das principais Doenças Crónicas Não Transmissíveis (DCNT) no mundo e o principal factor de risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

A hipertensão arterial tem causado um elevado número de mortes prematuras, perda de qualidade de vida e incapacidades várias, além do impacto económico para as famílias, comunidades e a sociedade em geral.

Para isso, é necessário um compromisso político de alto nível e o reforço das acções para enfrentar e controlar a epidemia de Doenças Crónicas Não Transmissíveis, principais causas de morte e de problemas de saúde no mundo.

 

 

 

Fonte: Expresso das Ilhas

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub