21 MORTOS EM ATAQUE NO NORTE DO LÍBANO

Um ataque aéreo israelita atingiu um edifício de apartamentos no norte do Líbano esta segunda-feira, matando, pelo menos 21 pessoas, de acordo com a Cruz Vermelha libanesa.

Os militares israelitas não comentaram o ataque e ainda não se sabe qual era o seu alvo.

A ofensiva atingiu um pequeno edifício de apartamentos que albergava famílias deslocadas na aldeia de Aito. A aldeia faz parte do coração cristão do país, no norte, e está longe das principais áreas de influência do grupo militante Hezbollah, no sul e no leste.

Vídeos dos meios de comunicação libaneses mostraram uma grande nuvem de fumo a sair da aldeia montanhosa, com vários carros destruídos junto a um edifício gravemente danificado, enquanto as pessoas tentavam retirar corpos de debaixo dos escombros e das árvores.

O ataque ocorreu um dia depois de um ataque de um drone do Hezbollah a uma base militar no norte de Israel ter matado quatro soldados – todos com 19 anos de idade – e ferido gravemente sete outros, no ataque mais mortífero do grupo militante desde que Israel lançou a sua invasão terrestre do Líbano há quase duas semanas.

No início deste mês, Israel deu avisos de evacuação para 27 aldeias do sul do Líbano, a norte do rio Awali. “Salvem as vossas vidas”, diziam as instruções.

Os avisos de evacuação são muito semelhantes aos que Israel emitiu para os civis em Gaza. Os avisos dão geralmente instruções às pessoas para abandonarem imediatamente as suas casas e são seguidos de ataques noturnos.

A divisão de direitos humanos da ONU afirma que um quarto do território libanês está sob ordens de deslocação. Segundo o governo libanês, até à data, pelo menos 1,2 milhões de pessoas foram no país.

Fonte: Euronews

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *