Um estudo apresentado na Praia mostra que cerca de 25% dos jovens deste município estão fora do mercado de trabalho, situação que o presidente da câmara municipal da capital, Francisco Carvalho, considera “preocupante”.
“Esta situação é preocupante e não nos esqueçamos que a questão do emprego é da responsabilidade do Governo”, indicou o autarca, à margem da apresentação do estudo intitulado “A Juventude na Cidade da Praia: Subculturas Urbanas, Participação no Espaço Público e Perspectivas do Futuro”.
Para Francisco Carvalho, tem de haver alguma cautela para não se estar a atribuir novas responsabilidades aos municípios, acrescentando que “as políticas do emprego são da responsabilidade do Governo da República”.
Entretanto, sublinhou, a Câmara Municipal da Praia estará sempre disponível para colaborar em tudo aquilo que for considerado, a nível central, como “importante e fundamental” para o desenvolvimento do município.
Na perspectiva do autarca, o estudo ora apresentado é uma abordagem da Câmara Municipal da Praia.
O estudo aponta ainda que a maior parte dos jovens prefere que a formação profissional se realize no período pós-laboral, alegando falta de tempo.
Confrontado com esta situação, o edil praiense apontou que a responsabilidade é do Governo, porque, justificou, tem a ver com medidas legislativas que são da competência do Governo.
Segundo o coordenador do estudo, Wladmir Silves Ferreira, esta análise permitiu fazer a caracterização dos jovens praienses, em que foram aplicados 701 inquéritos nos 20 principais bairros mais populosos da Cidade da Praia.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver