No dia 28 de maio, em que a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) comemora 50 anos da sua criação, o Presidente da República, José Maria Neves, enalteceu o notável percurso da organização na construção da paz e da solidariedade entre os povos da nossa sub-região, ao mesmo tempo que apelou à reorganização e a uma renovada ambição da CEDEAO face aos desafios atuais. O Chefe de Estado fez estas declarações numa mensagem vídeo à nação e a toda a Comunidade da nossa sub-região.
Na sua mensagem, o mais alto magistrado da nação, enalteceu o percurso notável da CEDEAO, na construção da paz e da solidariedade entre os povos da nossa sub-região, acrescentando que a CEDEAO foi desde a sua génese pensada como um espaço de diálogo e de convergência, estabelecendo-se como um pilar de união entre nações.
O Presidente Neves, refletiu que ao longo de cinco décadas, a integração económica impulsionou o progresso da África Ocidental através do comércio intrarregional e da livre circulação, realçando, porém, que o seu impacto vai além do económico, visto que a CEDEAO “tem sido, sobretudo, uma poderosa enzima de estabilidade”, fomentando a confiança mútua e desincentivando a violência.
Conforme o Chefe de Estado, Cabo Verde reafirma o seu apoio a uma governação democrática, transparente e participativa na nossa sub-região. No entanto, a celebração deste cinquentenário, segundo Neves, é mais do que uma evocação do passado, é um apelo à ação. Neste cinquentenário, o PR de CV quer que renovemos essa luta, agora pela paz, pela democracia e pela prosperidade de todos os povos da África Ocidental.
JMN frisou que a África Ocidental só poderá fazer ouvir a sua voz, proteger os seus interesses e defender os seus valores se agir unida, com visão estratégica e solidariedade efetiva entre os seus Estados membros. Finalizou que este aniversário constitua não apenas um tributo ao caminho percorrido, mas também um ponto de partida para uma CEDEAO mais integrada, mais democrática e verdadeiramente pacífica.
Fonte: PR // Ad: Redação Tiver