Devido a atual conjuntura económica que o país vive, 94 % das famílias cabo-verdianas dizem que não conseguem poupar dinheiro. Os dados constam do inquérito de conjuntura do terceiro trimestre deste ano, revelado pelo Instituto Nacional de Estatística.
Segundo o documento, entre Julho e Setembro, o indicador de confiança no consumidor manteve a mesma tendência do último trimestre, situando-se ainda abaixo da média da série, realçando a diminuição da confiança das famílias cabo-verdianas.
Este resultado, esclarece o INE, justifica-se “basicamente” pela apreciação negativa das famílias sobre a sua situação financeira para os próximos 12 meses e a evolução da situação económica do país para os próximos 12 meses, relativamente ao trimestre homólogo.
Para as famílias inquiridas, nos últimos 12 meses, tanto a situação económica do seu lar, como a situação económica do país evoluíram positivamente relativamente ao trimestre homólogo. Para os inquiridos, os preços aumentaram, enquanto o desemprego diminuiu, relativamente ao período homólogo.
Quanto ao item poupança, a maioria, ou seja, 94% dos inquiridos considerou que a actual situação económica do país não permite poupar dinheiro.
Fonte: A Nação // Ad: Redação Tiver