O destacamento militar instalado na ilha Brava em meados Novembro já cumpriu sete missões de transporte com sete pacientes transferidos. A informaçao foi avançada pelo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, António Duarte Monteiro.
O alto responsável da instituição castrense cabo-verdiana, que falava durante a apresentação dos cumprimentos de ano novo à ministra da Defesa, Janine Lélis, lembrou que a instalação do destacamento e a consequente colocação da embarcação na ilha Brava foi o cumprimento do estatuído no Plano de Desenvolvimento da Guarda Costeira, com “ganhos expressivos” para a região Fogo/Brava.
A ministra Janine Lélis, que tem a tutela das Forças Armadas, por sua vez, manifestou a sua satisfação com os dados apresentados, sublinhando que o destacamento já está a contribuir para aquilo que efectivamente é a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
A instalação de um destacamento militar e colocação de forma permanente de uma embarcação da Guarda Costeira na ilha Brava foi resultado de um compromisso do Governo, mediante um estudo efectuado por uma comissão criada que garantiu a eficácia desta medida, tendo, por isso, o executivo avançado com o orçamento para o efeito.
A cerimónia de apresentação dos cumprimentos de ano novo foi oportunidade para as duas entidades, o Governo e as Forças Armadas, fazerem um balanço do ano de 2022 e perspectivar 2023.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver