O projeto Tripé – Três Ilhas, Três Artes, acolhe durante estes dias no Auditório Nacional, na cidade da Praia, um ateliê de criação coreográfica. Esta ação está sendo ministrada pela conceituada coreógrafa e bailarina portuguesa Amélia Bentes.
O projeto Tripé – Três Ilhas, Três Artes é uma colaboração artística, envolvendo associações artísticas e culturais de 3 ilhas de Cabo Verde. O Mindelact (São Vicente), o projeto Chiquinho (São Nicolau) e o Raíz di Polon (cidade da Praia). Betty Fernandes, do Raíz di Polon disse que neste ateliê, os coreógrafos estão a receber mentoria da Amélia Bentes, destacando ser muito necessário para melhoria dos seus trabalhos.
Um ateliê que conta com diversos tipos de pessoas, desde acrobatas, atores, bailarinos principiantes e profissionais entre outros. É neste sentido que a coreógrafa e bailarina portuguesa, quer que todos usufruam da sua experiência.
Para Fernandes são poucas as vezes que os dançarinos têm oportunidades de ter workshops deste tipo, apontando a falta de uma escola de dança no país. Acrescenta ainda, que é através destes ateliês que muitos aprendem sobre a dança.
O ateliê de criação coreográfica está a decorrer na cidade da Praia de 6 a 16 de Fevereiro, no Auditório Nacional Jorge Barbosa, enquadrado no âmbito do projeto Tripé – Três Ilhas, Três Artes que é financiado pela Gulbankian através da ProCultura.
Redação Tiver