O Presidente da República, José Maria Neves, acompanhado da primeira dama, realiza de 23 a 25 de Maio, uma visita de Estado ao Grão Ducado do Luxemburgo a convite do Grão Duque Henri. A informação foi avançada pela presidência.
Tratar-se de “uma importante” deslocação do Chefe de Estado, que contribuirá para elevar a um novo patamar as já excelentes e muito especiais relações de amizade e cooperação existentes entre Cabo Verde e o Luxemburgo.
Conforme a mesma fonte, esta visita decorrerá no momento em que os dois países celebram trinta anos de exemplares relações de cooperação e terá uma forte componente político-diplomática e económica-empresarial.
“A visita de Estado constituirá, igualmente, uma ocasião ímpar para o mais alto magistrado da Nação encontrar-se com a expressiva comunidade cabo-verdiana residente no Luxemburgo, no momento em que se comemora os 60 anos da emigração cabo-verdiana nesse país”, acrescenta a mesma fonte.
Da delegação que acompanhará o Chefe de Estado farão parte membros do Governo, Deputados nacionais, presidentes de câmara municipal, além de representantes do sector económico-empresarial.
Cabo Verde, indica a mesma nota, é o primeiro país de concentração da Ajuda Pública ao Desenvolvimento do Luxemburgo, este que é um parceiro “fiável e previsível”.
O actual Programa Indicativo de Cooperação, diversificado e qualificado, abrange áreas fundamentais para o desenvolvimento de Cabo Verde, quais sejam o emprego e formação profissional, energias renováveis, combate às alterações climáticas, água e saneamento, micro-finanças e descentralização.
Fonte: PR // Ad: Redação Tiver