CV COMPROMETIDO COM COMBATE AO BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS  

Ulisses Correia e Silva, reafirmou hoje, o compromisso do arquipélago em “reduzir os riscos em relação ao branqueamento de capitais”, com aposta na formação de recursos humanos. De recordar que o país aprovou em fevereiro a estratégia nacional em matéria de prevenção e combate à lavagem de capitais.

A posição foi transmitida pelo chefe do Governo depois de receber, na Praia, uma delegação do Grupo Intergovernamental de Ação contra o Branqueamento de Capitais na África Ocidental.

Esse grupo, realiza desde 28 de maio, na Praia, as suas reuniões estatutárias, que decorrem até 03 de junho, incluindo a 39ª Reunião Plenária da Comissão Técnica, agendada para quinta-feira, e a 26ª Reunião do Comité Ministerial dos ministros de tutela da instituição comunitária, prevista para sábado.

Cabo Verde aprovou em fevereiro a estratégia nacional em matéria de prevenção e combate à lavagem de capitais, ao financiamento do terrorismo e da proliferação de armas de destruição em massa, com várias ações para responder às recomendações internacionais.

O documento foi aprovado, na cidade da Praia, durante a reunião da Comissão Interministerial de Coordenação das Políticas em Matéria de Prevenção e Combate à Lavagem de Capitais, ao Financiamento do Terrorismo e ao Financiamento da Proliferação das Armas de Destruição em Massa, que decorreu sob a presidência da ministra da Justiça, Joana Rosa.

No final da reunião, o coordenado do comité, Manuel Lima, recordou que em 2017 Cabo Verde foi alvo de uma avaliação de risco pelo Grupo de Ação Financeira Internacional e pelo Giaba, de que faz parte, com o relatório de avaliação mútua a apontar aspetos menos conseguidos por parte do país neste domínio.

Entre esses aspetos, está a criação da comissão, que aconteceu em 2020, mas também melhoria a nível da eficiência, partilha de informações, controlo e supervisão em matéria de lavagem de capital.

Fonte: A Semana // Ad: Redação Tiver  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *