O Tema vai ser discutido num Fórum Internacional que tem como foco principal assegurar eleições livres, transparentes e com alto nível de participação. Para se atingir este objetivo deve ser utlizadas ferramentas tecnológicas e promover inovação e aprimoramento de competências.
Consciente de que a Cabo Verde tem sido reconhecido internacionalmente por sua democracia estável e pela realização de eleições livres, reconhece-se, ao mesmo tempo, algumas lacunas, e arestas por limar, caso da melhoria, desejada, no sistema eleitoral. Assim, e deste modo, o Fórum Internacional vai reunir especialistas nacionais e internacionais, atores políticos, sociedade civil e mídia para debater temas estruturantes e buscar soluções para os desafios enfrentados”, lê-se numa nota de imprensa enviado à nossa Redação.
Entre os principais objetivos do fórum estão o fomento do diálogo e cooperação entre os atores envolvidos nos processos eleitorais, a identificação e debate das principais tendências e desafios do sistema eleitoral cabo-verdiano, a partilha de experiências e melhores práticas em legislação, tecnologia e gestão eleitoral, além de propor reformas e inovações que fortaleçam a democracia e a cidadania em Cabo Verde.
Segundo a mesma nota, o evento vai contar com a participação de renomados palestrantes e será dividido em painéis temáticos, abordando assuntos como o Sistema Nacional de Identificação e Recenseamento Automático, Voto Eletrónico, Revisão do Código Eleitoral e Sistema Eleitoral e Participação Democrática.
De acordo com a nota de imprensa, a modernização do sistema eleitoral e o enfrentar de desafios atuais são essenciais para que Cabo Verde continue sendo um exemplo de estabilidade e progresso, tanto regional quanto internacionalmente.
Redação Tiver