25 famílias em situação de vulnerabilidade social de diversos bairros da capital do país participam numa formação sobre o empoderamento visando promover a sua autonomia financeira e estimular o autoemprego.
Promovida pela Câmara Municipal da Praia através da direcção de promoção social, a formação enquadra-se no âmbito do programa de emergência social, criado em 2017 com o intuito de apoiar e colmatar as necessidades das famílias e pessoas com problemas socioeconómicos com actuação a nível de assistência alimentar, realojamento em habitação e assistência à saúde.
Segundo o presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, nessa primeira fase serão contempladas 25 famílias com ferramentas pedagógicas e materiais que lhes permitam a sua auto-sustentabilidade de modo a estimular a criação de autoemprego e fomentar o empreendedorismo com actividades geradoras de rendimento.
Avançou que a iniciativa visa fomentar o empoderamento das famílias através do autoemprego, promover autonomia financeira e diminuir o número de famílias dependentes de apoio social da câmara.
“Os beneficiários irão receber um cheque no montante de 20 mil escudos em produtos que serão levantados num estabelecimento comercial”, apontou o edil praiense, que assegurou que a iniciativa pretende contemplar famílias dos diversos bairros da capital do país.
Por seu turno, a coordenadora do programa de emergência social Ermelinda Cardoso explicou que a formação de 20 horas está dividida em cinco módulos, nomeadamente a importância de planeamento para o sucesso, relacionamento interpessoal e familiar, género, VBG, e crimes sexuais, contabilidade e gestão financeira e educação financeira.
Revelou que num primeiro momento serão atribuídos 50% do montante e a segunda tranche será disponibilizada após um técnico da autarquia visitar e constatar ‘in loco’ o projecto.
Sendo o primeiro grupo a ser beneficiado deste programa, a coordenadora disse esperar que os formandos possam tirar o maior proveito, colocar em prática todo o aprendizado e que seja um exemplo para futuros contemplados.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver