A ilha do Sal inaugura o primeiro posto de carregamento público para veículos elétricos. Este é o primeiro dos oito postos a serem instalados na ilha do Sal, sendo quatro em Santa Maria e quatro no Espargos.
Os postos públicos irão funciona através de um aplicativo móvel, disponível tanto para sistemas Android como Appe iOS, disponibilizado pela empresa Trações Elétricas de Cabo Verde, vencedora do concurso internacional, que fica responsável para a instalação, operação e exploração dos postos de carregamento.
O sistema possibilita ao utilizador ter informações essenciais, como a energias a ser carregada, a potencia da recarga durante a sessão, o tempo estimado para a recarga, e no final da recarga notifica o usuário para que este possa libertar o posto.
Conforme o diretor-geral de Águas de Ponta Preta, Damià Pujol, o objetivo agora, depois deste primeiro passo, é implementar os restantes postos em todo o país, reduzir a importação de combustíveis fosseis e aumentar a penetração das energias renováveis no país.
Damià Pujol explicou ainda que Cabo verde está no top50 de países com potencial de radiação fotovoltaica, que se adapta a qualquer tipo de consumo e aos poucos vai se disseminando as viaturas de origem fóssil.
Por sua vez, no seu discurso de ocasião, o ministro da Industrias, Comércio e Energias, Alexandre Monteiro, realçou que hoje foram dados passos importantes na ilha do Sal relativamente à implementação de energias renováveis na ilha, referindo-se ao descerramento da placa para a construção da Central Solar Fotovoltaica de 5MW e do agora inaugurado posto de carregamento público para veículos elétricos.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver