O presidente do Conselho Diretivo do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), afiançou que a instituição está comprometida em combater seriamente o desemprego jovem em Cabo Verde. Paulo Santos deu esta garantia durante a cerimónia oficial de abertura do Curso Planear e Iniciar o Seu Negócio (PIN) no Centro de Emprego e Formação Profissional da Praia.
O curso PIN, com duração de 46 horas, beneficiará 20 jovens e adultos de diferentes localidades do concelho da Praia, com idades compreendidas entre 18 e 50 anos, que possuem um negócio, mas não têm um plano de negócio orientador que lhes permita ter acesso ao financiamento e maior sustentabilidade do seu empreendimento.
O Presidente do IEFP enfatizou que a perspetiva é dar um “combate sério” ao desemprego jovem em Cabo Verde e que a taxa de inserção de empregabilidade dos programas da instituição é elevadíssima, ultrapassando os 80%. Paulo Santos ressaltou a importância dos jovens empreendedores, que continuam com seus negócios e atividades geradoras de emprego, contribuindo assim para a economia do país.
Ao longo da formação, serão abordadas nove etapas essenciais no processo de criação de negócios, incluindo plano de negócios, plano de marketing pessoal, organização e gestão, planificação financeira, entre outros. Concluindo a etapa formativa, os empreendedores receberão kits de autoemprego para incrementarem seus negócios.
O IEFP tem beneficiado cerca de 14 mil jovens por ano com medidas e políticas de emprego e tem contribuído na promoção do empreendedorismo jovem em Cabo Verde, o que foi considerado muito positivo pelo Presidente Paulo Santos.
Com esta iniciativa e ações futuras, o IEFP está determinado a continuar a trabalhar para reduzir o desemprego entre os jovens em Cabo Verde, proporcionando-lhes oportunidades de desenvolver suas ideias de negócio e garantindo um futuro mais promissor para o país.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver