FUNDO PANDÊMICO DISPONIBILIZA SUBSÍCIOS PARA FORTALECER RESILÊNCIA EM CV

Cabo Verde, foi selecionado como beneficiário do subsídio destinado a fortalecer a segurança nacional de saúde, através da abordagem “Uma Só Saúde”. O projeto visa reforçar a vigilância e o alerta precoce de doenças e eventos de Saúde Pública, os sistemas laboratoriais e a força de trabalho em saúde, nomeadamente os Recursos Humanos.

O fundo pandémico é o primeiro mecanismo de financiamento multilateral dedicado a fornecer subsídios plurianuais para ajudar países de baixa e média renda a se prepararem melhor para futuras pandemias. Nesta primeira rodada de financiamento, Cabo Verde foi selecionado como beneficiário, na qual atuará em algumas áreas relacionadas com a saúde, conforme elencou a diretora nacional da Saúde, Ângela Gomes.

Ao selecionar Cabo Verde como beneficiário, o Fundo Pandêmico, visa aumentar a capacidade de prevenção, preparação e resposta a pandemias no país, incentivando maiores investimentos, melhorando a coordenação entre os parceiros e promovendo a colaboração regional através de uma abordagem integra de “Uma só Saúde” – que a saúde humana, animal e do ecossistema/ambiente”. Diretora Nacional da Saúde – Ângela Gomes.

Ângela Gomes, afirmou que esta proposta alinha-se as prioridades nacionais, regionais e globais, relacionadas a preparação e resposta para pandemias.

Este projeto, destaca 50 atividades, como avançou a diretora nacional da saúde.

“No âmbito nacional, as ações e resultados alcançados nas áreas de vigilância, laboratório e recursos humanos, contribuirão para o alcance de resultados definidos nos planos nacionais elaborados com base no Regulamento Sanitário Internacional, nomeadamente: Certificação dos laboratórios de acordo com as normas ISSO 9001/2015 e ISSO 15189 no contexto One health; Equipar o Serviço de Vigilância Integrada e Resposta, as Delegacias de Saúde e Pontos de entrada para a recolha de análise, transmissão e armazenamento dos dados no sistema integrado de informação DHIS2 e Formação e Capacitação dos profissionais de saúde nas áreas de epidemiologia e entomologia médica”. Diretora Nacional da Saúde – Ângela Gomes.

O projeto de Cabo Verde, intitulado “fortalecimento da segurança nacional através da abordagem – uma só saúde”, será financiado com o montante de cerca de 372 mil contos.

Redação Tiver  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *