O conselho independente da RTC é muito dependente do governo. Esta é a apreciação feita pelo presidente do PAICV, Rui Semedo em declarações aos jornalistas, após ao afastamento do ex-presidente da Assembleia Nacional, António Espírito Santo do painel de analista da TCV
Rui Semedo, começou por avançar que o afastamento de António Espírito Santo do painel de analista da TCV, é evidente que se está perante a uma violação grosseira da lei fundamental que os governantes, individualmente juraram e coletivamente têm a obrigação de cumprir. De acordo com o presidente do PAICV, por ordens dos superiores, António Espírito Santo, deixaria o painel sem nenhuma justificação o que é inadmissível.
Semedo garante que o governo de Ulisses Correia e Silva, está por detrás desta decisão naquele que é considerado um conselho independente, mas que na verdade depende do executivo.
O presidente dos tambarinas avança que atos do género configuram a violação da constituição da república, a violação da lei da comunicação social, a liberdade de imprensa e um atentado ao estado de direito democrático.
Redação Tiver