Os chefes de Estado e de Governo da CPLP declararam em São Tomé, “apreensão” pelo “aumento da fome”, das diversas formas de má nutrição e das dificuldades de acesso a uma alimentação adequada, saudável e nutritiva nos Estados-membros.
O alerta consta de uma das resoluções saídas da 14.ª Conferência de chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, sob o lema “Juventude e Sustentabilidade na CPLP”.
Nesse sentido, a Conferência aprovou a inclusão nos programas das próximas edições, de um “ponto permanente de informação sobre o estado da segurança alimentar e nutricional”.
Na resolução, os líderes registaram “a necessidade de acelerar o reforço das contribuições financeiras voluntárias, dos Estados-membros para viabilização das atividades aprovadas no quadro do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP.
Os chefes de Estado, e de Governo recomendaram ainda “uma reflexão aprofundada sobre o reconhecimento do papel” do CONSAN-CPLP “enquanto plataforma de assessoria aos Chefes de Estado e de Governo da CPLP”, bem como a importância de se tornar uma prioridade nos órgãos da comunidade.
Criada em 1996, a CPLP integra atualmente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Nesta 14.ª cimeira, São Tomé e Príncipe assumiu a presidência rotativa da organização.
Fonte: A Semana // Ad: Redação Tiver