FMB MAIS BEM PREPARADO PARA PROTEÇÃO DAS TARTARUGAS

A Fundação Maio Biodiversidade FMB está a aproveitar das novas tecnologias para dar continuidade, este ano, à sua campanha de protecção e conservação das tartarugas marinhas. O coordenador Herval Silva, diz que os resultados são “positivos” em termos de registos.

Em declarações à Inforpress, o coordenador da patrulha na ilha do Maio, Herval Silva, fez um balanço positivo no momento em que estão, praticamente, no meio da temporada, assegurando que até o momento já registaram cerca de 14 mil ninhos de tartarugas.

Conforme afiançou aquele responsável, a temporada está a decorrer de acordo com o previsto, em que perspectivam ultrapassar a cifra do ano anterior, porém manifestou a sua preocupação com o número de apanha que considerou “significativo”, atingindo cerca de 100 apanhas.

“Este ano também estamos a detectar apanha significativo de ninhos, principalmente nas praias da vila da Calheta”, fez saber.

Herval Silva informou, por outro lado, que este ano estão a utilizar as novas tecnologias em vez de papel para fazerem a recolha de dados nas praias, o que traz mais rapidez neste processo, assim como mais fiabilidade no registo na base de dados.

Continuou acrescentando que, este ano, estão a utilizar ships e GPS para a monitorização das tartarugas, o que lhes permite observar a movimentação, bem como os sítios que procuram para alimentação.

A mesma fonte contou ainda que esta tem sido uma experiência piloto em Cabo Verde, e que dependendo do seu sucesso pode ser replicado em outros pontos do país, uma vez que estão a utilizar equipamentos mais pequenos e com menos custo em relação aos anos anteriores.

Aproveitou a ocasião para exortar as pessoas a evitarem a apanha, frisando que este acto é um crime.

Herval Silva aproveitou ainda para lembrar que o país tem sido apontado como exemplo a nível mundial em termos da desova das tartarugas careta-careta, pelo que a sua conservação deve ser uma prioridade.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *