A China vai apoiar Cabo Verde na luta contra a praga de mil pés, que ataca essencialmente tubérculos, enviando para o país especialistas chineses para o seu combate. A garantia foi dada pelo Ministro da Agricultura e Ambiente, à margem de um encontro que manteve com o embaixador chinês e a representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.
Após mais de 40 anos do surgimento da Praga de mil pés, e o consequente decreto do embargo aos produtos agricolas, nova esperança surge para os agricultores com a vinda de tecnicos chineses a Cabo Verde para combater esta praga. A garantia foi dada pelo Ministro da Agricultura e Ambiente, que na ocasião avançou que os especialistas chineses vão utilizar especialmente os produtos biológicos, de modo que não tragam impacto negativo na saúde do ecossistema e humana.
“Temos aqui uma equipa de 6 especialistas chineses que irão trabalhar em conjunto com especialistas de Cabo Verde e da FAO, pelo que nós estamos convictos que depois da execução deste projeto as coisas não serão como antes, estaremos mais capazes de intervir enquanto estado nestas áreas de intervenção do projeto da melhor forma”.- MAA
Em relação à praga de cartucho do milho, o governante adiantou que o país tem estado a dar grandes avanços. Já a praga dos mil pés, essa fonte afirma que o Governo inscreveu no Orçamento do Estado, uma verba dedicada exclusivamente a esse controlo.
Gilberto Silva, mostrou-se “optimista” em relação ao ano agrícola 2023/2024 apesar de admitir ser ainda cedo para se tirar conclusões em relação aos resultados.
Redação Tiver