O Presidente da República considera necessário atrair investimentos privados, enfrentar o desemprego entre jovens e mulheres e reduzir a pobreza na ilha do Maio. Além disso, ressaltou que o aumento da disponibilidade de água para agricultura e consumo humano traria benefícios significativos para a população.
José Maria Neves fez estas considerações numa carta dirigida ao edil local, Miguel Rosa, e, que felicita a todos os maienses pelo Dia do Município e das festividades de Nossa Senhora da luz, Santa Padroeira da ilha do Maio, comemorado hoje.
Neste momento que é de festa, mas, também de reflexão sobre o caminho percorrido e os desafios ainda a vencer, o Presidente Neves reconhece os esforços e realizações consentidas pela edilidade, em cooperação com o Governo central e “visando o desenvolvimento dessa ilha.
Entre os desafios da ilha, Neves refere à gradual perda de população, sobretudo a camada jovem,face ao desemprego que atinge 35,7% da população entre os 15 e os 24 anos, e que faz com que a juventude local procure outras oportunidades e melhores condições em outros pontos do país.
Outro desafio prende-se com uma maior valorização dos recursos naturais e histórico-culturais e a afirmação da ilha como destino turístico sustentável, conforme reflete o Presidente da República.
Contudo, diz que os maienses “continuam a depositar enorme esperança na concretização de projectos estruturantes, para o município e para Cabo Verde, capazes de mudar a face da ilha, e cujo arranque está a ser aguardado, com ansiedade e expetativa”.
As manifestações culturais, o artesanato e a gastronomia local; a pesca artesanal, a pecuária e a agricultura são considerados potenciais da ilha pelo Chefe do Estado.
Fonte: EI // Ad: Redação Tiver