O Presidente da República, José Maria Neves, e o seu homólogo cubano, Miguel Díaz-Canel, analisaram esta terça-feira, por telefone, a possibilidade do reforço da cooperação entre os dois países no domínio da saúde. A possibilidade surgiu durante a conversa sobre a Cimeira do Grupo 77 + China, que decorrerá em Havana.
Os dois Chefes de Estado debruçaram-se, essencialmente, sobre o reforço da cooperação Sul e a solidariedade e cooperação internacional como ferramenta essencial para o desenvolvimento dos povos e das nações, neste contexto de múltiplas crises que marca a nova ordem mundial.
A conferência telefónica foi também uma oportunidade para José Maria Neves e Miguel Diaz-Canel, perspetivarem o reforço da cooperação entre Cabo Verde e Cuba, particularmente no domínio da Saúde.
Na ocasião o Chefe de Estado Cabo-verdiano foi convidado pelo seu homólogo a visitar a República de Cuba, um convite que prontamente foi aceite, devendo a data ser articulada entre as diplomacias dos dois países. Neves também convidou o seu homólogo a visitar as ilhas, em data a ser, igualmente, fixada pela via diplomática, oportunamente.
De referir que o Presidente da República, José Maria Neves, foi convidado pela Presidência Cubana dos 77 + China a participar na Cimeira que reunirá, em Havana, Chefes de Estado e de Governo mas, por razões logísticas, não poderá marcar presença em Havana no encontro que terá sobre a mesa questões acutilantes da atualidade para a comunidade internacional
Fonte: PR // Redação Tiver