SAL: VOLUNTÁRIOS ANIMADOS COM REGISTO DE 16 MIL NINHOS  

O director do Programa de Conservação das Tartarugas, ligado ao Projecto Biodiversidade, no Sal, Artur Lopes, manifestou-se animado com os resultados da nova temporada de desova de tartarugas. Até agora já registou-se cerca de 16 mil ninhos.

A temporada de desova de tartarugas iniciou em Junho, e normalmente decorre até meados de Outubro.

Com acampamento montado na praia de Kite Beach, à semelhança dos anos anteriores, os voluntários do Projecto Biodiversidade levam a cabo mais uma campanha de protecção das tartarugas com o mesmo entusiasmo, segundo Artur Lopes.

Animado com o número de ninhos no Sal, registado até este momento, a mesma fonte explicou que esta cifra é igual ao total assinalado no ano passado, pelo que esta nova temporada que se estende até meados de Outubro, se adivinha “muito melhor”, isto é, podendo-se atingir os 20 mil ninhos.

Artur Lopes regista também com agrado a diminuição do número de mortes da espécie, comparativamente ao ano passado, resultado, conforme acredita, das campanhas de sensibilização feitas ao longo do ano em estreita parceria com a Polícia Nacional (PN) e militares no patrulhamento das praias.

Este ano com menos voluntários estrangeiros devido ao aumento do custo das viagens, Artur Lopes destacou, no entanto, o aumento da participação dos estudantes universitários nacionais na campanha de protecção.

Conta, entretanto, que um dos maiores desafios prende-se com a logística em que, por exemplo, na época das chuvas, torna-se “impossível” transportar o pessoal para as praias, sobretudo as distantes do acampamento principal, por falta de meios.

Costa da Fragata, Serra Negra, Algodoeiro, Murdeira, Rotcha Leão, Madama, zona do Feijoal, entre outras, são as principais praias vigiadas.

Fonte: Infopress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *