A zona de Praia Negra e arredores, na cidade da Praia, recebe este sábado, uma mega campanha de limpeza. Englobado no Dia Internacional de Limpeza, o projeto envolve cerca de 200 pessoas.
Promovida pela Equatorial Coca Cola Bottling Company (ECCBC), grupo a que pertencem as empresas Cavibel e Ceris, a iniciativa conta com a parceria da Câmara Municipal da Praia, Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento, Proteção Civil, Forças Armadas, Enapor e da Quercus Cabo Verde.
Em comunicado de imprensa, o grupo avança que a ação se enquadra na estratégia de sustentabilidade 2030 da ECCBC, que se alinha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e baseia-se em seis pilares de estratégia de impacto Ambiental, Social e Governamental, sendo a Embalagem o primeiro pilar.
A nota esclarece que recolher uma garrafa ou lata por cada uma que vende e utilizar pelo menos 50% de material reciclado nas embalagens até 2030, são os principais objetivos da empresa neste pilar, sendo Cabo Verde um dos países-piloto em África onde será colocado um plano de ação para atingir ambos os objetivos.
Segundo a mesma fonte, para a redução da pegada ecológica, pretende-se separar os resíduos recolhidos e dar uma nova vida aos plásticos e vidros, que posteriormente serão enviados para reciclagem.
A mega campanha de limpeza pretende mobilizar mais de 200 pessoas, entre colaboradores das instituições parceiras e voluntários das zonas vizinhas à Praia Negra.
O Dia Internacional de Limpeza Costeira, iniciativa que pretende sensibilizar para a problemática do lixo marinho, celebra-se, este ano, entre os dias 16 e 24 de setembro.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver