O ministro da Agricultura e Ambiente mostrou-se satisfeito com os resultados da políticas implementadas nos setores ambiental e agrário. Gilberto Silva afirmou que apesar dos desafios as medidas governamentais têm sido implementadas de forma coesa e permitindo resultados positivos na promoção e melhoria dos sectores do ambiente e agrário em 2023.
Gilberto Silva fez estas afirmações à imprensa, à margem do Conselho do Ministério da Agricultura e Ambiente realizado na manhã de hoje, na cidade da Praia, tendo salientado que o encontro reúne dirigentes dos serviços centrais e regionais do seu ministério, assessores e dirigentes dos organismos da administração indireta.
Durante a reunião, indicou, serão analisadas e apreciadas a implementação das atividades no decurso do ano de 2023 e também traçadas as estratégias o ano de 2024, referindo que orçamento do Ministério da Agricultura ronda os sete milhões de contos para o próximo ano.
Ao analisar o ano em curso, considerou que 2023 tem sido um ano com resultados satisfatórios, com destaque para as políticas estruturantes implementadas no sector da água com a dessalinização da água do mar.
Destacou ainda que Cabo Verde deu um passo importante na implementação da empresarialização dos serviços de água e saneamento a nível nacional, tendo realçado que foi iniciado um programa muito importante no domínio da governança e mudanças climáticas, reconhecendo que ainda existem vários desafios a serem ultrapassados.
Gilberto Silva salientou, por outro lado, que o país tem alcançado ganhos no programa de controlo das pragas, apostando na criação de condições e instalação de várias fábricas de produção dos inimigos naturais a lagarta-cartucho, acrescentando que a nível dos gafanhotos o ministério tem desencadeado ações de controlo.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver