O Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, defendeu um reforço da literacia sobre a Constituição do país. Reforço que para José Maria Neves irá fortalecer a democracia cabo-verdiana e fará que todos conheçam os direitos e deveres da cidadania.
Em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, para assinalar o 31º aniversário da Constituição da República, José Maria Neves, afirmou que a constituição tem provado ser uma das mais modernas, mas assinalou que ainda há aspetos que devem ser trabalhados para o seu melhor cumprimento.
Neves sublinha a importância da pedagogia da constituição para que as escolas possam contribuir para criar cidadãos no sentido de desenvolver mais a literacia da Constituição, de criar a liberdade de espírito, a responsabilidade cívica, o patriotismo, e o orgulho de ser cabo-verdiano, que considera ser ingredientes espirituais importantes para o crescimento de qualquer nação.
Frisou ainda que a Constituição tem cumprido o seu papel, mas é importante fazer uma análise fina do respeito pelas liberdades civis e políticas, prestar atenção às liberdades sociais e económicas, ao direito à habitação, à saúde, à alimentação, ao trabalho decente, que são todas questões que devem ser consideradas e conjugar esforços para que possam realizar plenamente os direitos económicos e sociais.
Fonte: PR // Ad: Redação Tiver