SUDÃO: SURTOS DE CÓLERA E DENGUE

Os casos de cólera e dengue estão se espalhando devido à chegada de chuvas sazonais e ao impacto de mais de cinco meses de guerra em um sistema de saúde que já estava em dificuldades antes do início dos combates. O alerta foi dado pelos médicos no Sudão.

As autoridades de saúde confirmaram casos de cólera pela primeira vez desde que a guerra entre facções militares rivais começou em meados de Abril, afirmando que o primeiro caso foi detectado no estado de al-Qadarif no final de Agosto.

O Ministério Federal da Saúde informou em comunicado na noite de terça-feira que 18 pessoas morreram e 265 foram infectadas com cólera no estado de al-Qadarif.

Um sindicato de médicos no Sudão disse que 3.398 casos de dengue foram registrados nos estados de Al-Qadarif, Mar Vermelho, Kordofan do Norte e Cartum entre meados de abril e meados de setembro.

Moradores de al-Qadarif, um estado oriental que é crucial para a produção agrícola dependente da chuva do Sudão e que faz fronteira com a Etiópia, disseram que a dengue, a malária, a cólera e a diarreia estavam se espalhando em parte devido à falta de drenagem da água da chuva, e que as instalações de saúde estavam extremamente superlotadas devido à chegada de pessoas deslocadas de Cartum.

Houve dezenas de ataques a instalações de saúde desde que eclodiu o conflito entre o exército do Sudão e as Forças Paramilitares de Apoio Rápido (RSF), em 15 de Abril. A maioria dos hospitais em Cartum foram colocados fora de serviço.

Fonte: Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *