A ministra da Justiça avançou hoje, que o país está a reforçar a Polícia judiciária com equipamentos para o combate sem tréguas ao tráfico de drogas. Joana Rosa, quer que o país esteja sempre “na linha da frente” no combate à lavagem de capitais e financiamento ao terrorismo.
Joana Rosa, lançou este repto à imprensa à margem da abertura da formação de certificação em matéria do combate à lavagem de capitais, financiamento do terrorismo e proliferação das armas de destruição em massa. A ministra explicou que daí também se explica o reforço da própria Polícia Judiciária (PJ) com equipamentos, meios e planos de acção para o “combate sem tréguas” ao tráfico de drogas.
Joana Rosa disse ainda que no âmbito desta temática, a primeira acção realizada pelo Governo foi fazer funcionar a Comissão Interministerial de Lavagem de Capitais e Financiamento ao Terrorismo, de forma a fazer com que os vários sectores, possam estar juntos e trabalhar um plano nacional.
Isto, sublinhou, ao nível das agências reguladores, do sector financeiro, das conservatórias e da própria envolvência da inteligência financeira com o Ministério Público no rastreamento de casos passíveis de serem configurados como sendo lavagem de capitais e financiamento ao terrorismo.
A formação que decorreu hoje, em parceira com a Cooperação Luxemburguesa, nas instalações do Ministério da justiça, visa fortalecer as capacidades de Cabo Verde na prevenção e combate às actividades ilícitas, consideradas fundamentais para proteger a economia e sociedade contra actividades criminosas, promovendo a estabilidade financeira e económica.
Redação Tiver