GOV CHAMA ATENÇÃO PARA PAPEL DOS MUNICÍPIOS NA VALORIZAÇÃO DA CULTURA

O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, considerou que tanto o Governo como os 22 municípios do País têm um papel a desempenhar na valorização e promoção da cultura em Cabo Verde. A afirmação foi feita, em Lisboa, no âmbito do Dia da Cultura e das Comunidades, assinalado quarta-feira, 18, sob o lema “Somos cultura” e, este, ano com o ato central no Centro Cultural Cabo Verde, em Lisboa.

Abraão Vicente chamou atenção para o papel do governo e dos municípios na valorização e promoção da cultura, a quando das comemorações do dia da cultura e das comunidades. 

Neste sentido, Abraão Vicente reitera ser um crítico feroz pelo modo como se organiza muito dos festivais municipais, já que, na sua opinião, a luta pelo protagonismo muitas vezes ofusca aquilo que deve ser um pensamento a longo prazo, defendendo que a música tradicional deve ter uma quota mínima de 40% nos palcos dos festivais.

Para o ministro, algo está a falhar num pensamento a médio e longo prazo com a cultura cabo-verdiana, porque não é partidário, justificando que há exceções entre as câmaras, como do Porto Novo, Sal, Santa Catrina e Santa Cruz, por exemplo.

Além disso, o Ministério da Cultura, conforme Abraão Vicente, tem financiado praticamente todos os grandes eventos marcas de Cabo Verde, permanentemente, como Mindelact, Carnaval, Kriol Jazz Festival, Mindel Summer Jazz e festivais de teatro na Praia e Sal.

Em relação as próximas comemorações do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, o ministro garantiu que serão em Cabo Verde os atos centrais, regozijando, no entanto, como o facto de o país vir a ter cinco adidos culturais, o que dá uma nova importância, não só a cultura, mas às próprias comunidades.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *