O Programa, lançado pelo Ministério da Saúde, pretende reduzir os casos diagnosticados em estágios avançados no País, em pelo menos 10%. A iniciativa faz parte da campanha “Outubro Rosa e Novembro Azul” e tem como lema “Deteção Precoce de Cancro da Mama – Salva Vidas”.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, o principal objetivo do programa é diminuir a morbilidade e a mortalidade causadas pelo cancro da mama no Arquipélago.
O Governo almeja uma redução de pelo menos 10% nos casos de cancro da mama diagnosticados em estágios avançados. O Ministério da Saúde adianta ainda que em Cabo Verde, segundo os dados provisórios, do Registo Oncológico de 2022, foram diagnosticados 442 novos casos, sendo 219 nos homens e 223 nas mulheres.
O cancro da mama é o mais frequente nas mulheres, tendo sido diagnosticados 69 novos casos, correspondendo a uma taxa de incidência de 23,6/100.000.
Nos homens, o cancro da próstata é o mais frequente, sendo este o cancro mais incidente no País, com uma taxa de incidência de 43.6/100.000.
Estes dois cancros correspondem a 34% da totalidade dos cancros diagnosticados em 2022.
Fonte: O País // Ad: Redação Tiver