Os museus do Ministério da Cultura e Indústrias Criativas, geridos pelo Instituto do Património Cultural tiveram um total de 33.750 visitantes no ano de 2023. Segundo o relatório de entradas de visitantes, os museus do país registaram um aumento de 43 % de visitantes face ao ano de 2023, um aumento equivalente a 10.000 visitantes em relação ao ano anterior.
Conforme uma nota enviada estes dados refletem o crescente interesse e afirmação dos museus no contexto turístico cultural nacional, referindo que turistas estrangeiros continuam a ser o segmento mais expressivo, representando 68% das entradas, em consequência do aproveitamento das temporadas de cruzeiros de janeiro a março e de setembro a dezembro.
Por sua vez, 15% das entradas foram feitas por estudantes, 13% por nacionais e 4% delegações/visitas oficiais.
Dentre os museus estão, o Campo de Concentração do Tarrafal figura como o museu mais visitado, com 38% do total de visitantes, seguido do Museu Etnográfico da Praia, com 16%, e o Museu do Mar, em São Vicente, com 14%.
O Museu de Arqueologia da Boa Vista, inaugurado há apenas seis meses, já conquistou o interesse de 1.441 visitantes.
Segundo a mesma fonte, este aumento, deve-se ao contínuo reforço na comunicação, modernização de conteúdos e a valorização das estruturas museológicas e sua aproximação ao setor da educação do turismo, refletindo ainda, o compromisso do governo em investir no setor cultural, alinhado com as diretrizes do PEDS 2030, que perspetiva a transformação do “Setor da Cultura no 4º Pilar do Desenvolvimento Sustentável”.
Estatísticas, estas que são encorajadoras do ano 2024, onde serão implantados vários outros projetos no quadro do Plano Operacional do Turismo (POT).
Fonte: MCIC // Ad: Redação Tiver