O deputado do MpD eleito pelo círculo eleitoral de São Nicolau, acusou o PAICV de desejar que as coisas corram mal para poder aparecer, fazer barulho e tentar lançar confusão sobre os transportes. Nelson Brito destacou que o Governo liderado por Ulisses Correia e Silva e apoiado pelo MpD, conseguiu salvar os TACV da gestão danosa do governo da oposição.
O deputado falava em conferência de imprensa na sede concelhia do MpD, na cidade do Tarrafal de São Nicolau, em reacção às declarações do deputado do PAICV que denunciou “clara tentativa” por parte do Governo de “sequestrar e estrangular” a economia local.Face a estas acusações, Nelson Brito destacou que o Governo liderado por Ulisses Correia e Silva e apoiado pelo MpD, conseguiu salvar os TACV – Cabo Verde Airlines da “gestão danosa dos Governos do PAICV”, realçando que “a maior vergonha de Cabo Verde” foi ter um avião dos TACV “preso na tchon” de Holanda, por culpa da má gestão do PAICV.
Sublinhou que os transportes aéreos inter-ilhas também sofreram com a covid-19 e mesmo com a saída da Binter “o país não ficou um único dia sem voos” e o Governo conseguiu rapidamente uma solução junto da Bestfly. Conforme o mesmo, São Nicolau têm tido normalmente dois voos semanais, com aumentos nas épocas altas, por exemplo, neste momento São Nicolau tem três voos semanais (dois da Praia e um do Sal, ida e volta).
Prosseguindo, acrescentou que desde Abril de 2023, São Nicolau tem duas ligações directas marítimas semanais com São Vicente, dois com o Sal, que depois seguem para Boa Vista e Praia e, ainda, quinzenalmente, a companhia Polar com o navio Interilhas liga a ilha à Cidade da Praia, para além de reforçar as ligações nas épocas altas.
Nelson Brito disse acreditar que a nova lei de criação do serviço público de transporte aéreo, vai garantir mais ligações para ilhas como São Nicolau e Maio, pois segundo o mesmo o Governo vai subsidiar e assim garantir que tenhamos mais voos inter-ilhas.
Finalizou realçando a necessidade do Governo analisar uma solução para a questão da atracagem no cais do Tarrafal em dias de vento, questão essa que tem prejudicado e muito a ilha de São Nicolau e deve ser analisada com a máxima prioridade.
Fonte: MpD // Ad: Redação Tiver