As mulheres estão quase a equiparar aos homens no que toca a sua participação nos programas de empreendedorismo de base tecnológica. Esta ideia é deixada pelo chefe do governo Ulisses Correia durante o Workshop Robótica e Inteligência Artificial, iniciada hoje na Praia em que afirma que esta participação já atinge os 45 por cento, e cuja tendência é aumentar ainda mais no futuro.
O Primeiro-Ministro Ulisses Correia e Silva afirmou durante a abertura que este workshop é uma iniciativa importante porque resulta numa maior capacidade de inclusão, equilíbrio e do potencial num país que as mulheres tem uma representação maioritária e conseguem introduzir abordagens muitas vezes bem diferentes.
Para o governante significa um acelerador para o país avançar mais na área que é estratégica para o desenvolvimento do mesmo, no interesse de oferta de oportunidades para os jovens, considerando que que iniciativas como tais devem partir da sociedade civil.
Segundo a embaixadora da Woman In Tech em Cano verde, Mayra Silva, estão a ser levadas a cabo um conjunto de atividades para o empoderamento e a capacitação das mulheres na área da tecnologia reforçando o compromisso em ter um plano de ação para 2024.
O digital é um acelerador em vários sectores, do arquipélago e para Ulisses Correia e Silva é uma área em quanto mais se mergulha nele mais se cria oportunidades.
O workshop aconteceu no Parque Tecnológico de Cabo Verde em Achada Grande Frente conta com vários especialistas internacionais e nacionais.
Redação Tiver