SV: FÁBRICA DE TRANSFORMAÇÃO DE PESCADO PRONTA A SER REATIVADA

A Associação dos Pescadores de Salamansa afirmou hoje, que pretende reativar a fábrica de transformação de pescado, neste mês, através de uma parceria com o Instituto do Mar e a Escola do mar. A reativação da fabrica conta com um orçamento de 29 mil contos.

A garantia foi dada pelo presidente da associação, Auxílio Matias, que disse ser preciso retornar o funcionamento da fábrica, situada em Salamansa, inaugurada em 2018 e concebida através do apoio da Cooperação Japonesa Overseas Fishery Cooperation Foundation (OFCF), mas que como tantos outros projetos teve recessão com a pandemia da covid-19.

Os planos iniciais, segundo a mesma fonte, seria a reativação com o projeto de 29 mil contos, para a transformação geral, desde reabilitação na estrutura e cobertura, medidas de higienização, alguns equipamentos e aquisição de painéis solares, que já têm o financiamento garantido do Banco Mundial.

Em termos monetários, a associação, conforme a mesma fonte, avançará com um montante inicial do próprio cofre de 150 contos, mas já com a ideia de dar continuidade através de linhas de crédito e programas de financiamento do Ministério do Mar. 

O mesmo Ministério do Mar que auxiliará a organização não-governamental (ONG) na parte de contabilidade, através da parceria entre EMar e IMar.

Instituída pela resolução do Conselho de Ministros n.°5/2003 de 24 de julho, o Dia Nacional do Pescador é comemorado anualmente a 05 de Fevereiro e foi criado com vista em prestar um “justo reconhecimento” aos pescadores cabo-verdianos.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *