MULHERES ATLETAS ENFRENTAM DESAFIOS NO DESPORTO FEMININO

As mulheres de hoje em dia, têm um grande contributo no desporto, e apesar dos progressos realizados, persistem ainda desafios importantes, nomeadamente em termos de igualdade, visibilidade e o acesso a cargos de direcção. Esses reptos foram apontados pelo Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, por ocasião do dia Internacional da Mulher.

Carlos Monteiro recebeu hoje, algumas mulheres que participam na dinâmica desportiva, no âmbito do dia internacional da Mulher, que se assinala hoje. A receção destaca o papel fundamental das mulheres no desporto e na sociedade em geral, reconhecendo suas conquistas e contribuições significativas.

Hoje, as mulheres estão cada vez mais presentes nas diversas modalidades desportivas, no entanto, há ainda muito trabalho a ser feito para garantir a igualdade de oportunidades e tratamento justo.

Uma das maneiras pelas quais as mulheres estão ganhando mais espaço no desporto, é por meio do seu envolvimento, e é nesse sentido que oGoverno tem de trabalhar em prol da sua participação

Para isso, é preciso o envolvimento das federações, Governo, clubes e associações, para assim celebrar as vitórias nas CAN´s e afro-basquete masculina e feminina. 

Para Ulisses Correia e Silva, o dia internacional da mulher deve ser encarado como momento de reflexão sobre grandes combates e lutas que levaram séculos para que hoje em dia os direitos como a igualdade e a equidade de género fossem constituídos para a afirmação daquilo que é o ser humano, “feito mulher e homem por Deus”, na igualdade.

Relativamente ao desporto, reconheceu que se trata de um símbolo de  grandes conquistas, ainda que exista muitos caminhos a percorrer, salientando que modalidades que outrora foram praticamente vedadas às mulheres, como o futebol, tem vindo a afirmar-se, tanto em termos de grandes conquistas, como nos mais diversos cargos nacionais e internacionais.

A atleta do trail long, Ana Furtado e a seleccionadora nacional do futebol feminino, Silvéria Nédio, reconheceram hoje, a importância da participação das mulheres no desporto, para desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.

No evento que serviu, igualmente, para homenagear às atletas femininas que se destacaram em suas modalidades, com o propósito de inspirar outras mulheres a seguirem seus passos, o chefe do Governo considerou tratar-se de um momento muito simbólico, por ser um momento de reconhecimento, gratidão, mas também de reflexão.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *