O Presidente da República, José Maria Neves, efetua, entre os dias 5 e 12 de abril, uma visita de trabalho ao Reino da Espanha, no quadro da sua participação, representando o país ao mais Alto Nível e enquanto Patrono da Aliança da Década do Oceano, na Conferência das Nações Unidas para a Década dos Oceanos, a decorrer entre 09 e 12 de abril, em Barcelona. Merecem destaque na Agenda do Mais Alto Magistrado da Nação com recepção de Sua Majestade o Rei Filipe VI, no dia 9 de abril, no Palácio de la Zarzuela, em Madrid.
O Chefe de Estado vai estar a cumprir, durante uma semana, uma agenda intensa e multifacetada, promovendo o reforço das relações de cooperação no âmbito bilateral e multilateral, dando uma atenção também especial às comunidades cabo-verdianas radicadas nas regiões de Madrid, Galiza, León e Barcelona.
Começando pela região de Madrid, de acordo com uma nota da presidência, José Maria Neves tem previsto encontros com altas autoridades do país, com representantes de organismos internacionais e com as comunidades cabo-verdianas, além de uma série de visitas a pontos de interesse para Cabo Verde e para a nossa diáspora em Espanha.
Merecem destaque na Agenda do Mais Alto Magistrado da Nação a receção por Sua Majestade o Rei Filipe VI, no dia 9 de abril, no Palácio de la Zarzuela, em Madrid, uma visita à Sede da Organização Mundial do Turismo, seguida de um encontro com o Secretário-Geral da ONU para o setor, no dia 5 de abril, e com a Diretora-Geral da Unesco, no dia 10 de abril, já em Barcelona.
De realçar que José Maria Neves vai ser um dos oradores convidados a intervir na abertura do Encontro de Alto Nível, que reúne a comunidade internacional e os parceiros para um diálogo construtivo sobre os progressos e as prioridades conjuntas para o futuro, três anos após a declaração da Década das Nações Unidas das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável 2021-2030, iniciado em 2021 sob o lema “A Ciência que precisamos para o Oceano que queremos”.
À margem da conferência, o Chefe de Estado tem uma agenda de encontros bilaterais com alguns homólogos e altos representantes, como a Diretora-Geral da UNESCO.
Fonte: PR // Ad: Redação Tiver