HUAN ASSINA PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO COM A CVAMS

O Hospital Universitário Agostinho Neto e a missão médica dos Estados Unidos da América estabeleceram hoje, na cidade da Praia, um protocolo de cooperação com a duração de cinco anos. O principal objectivo da parceria é reforçar as competências técnicas e equipamentos nos serviços públicos de saúde em Cabo Verde.

Segundo o presidente do conselho de administração do HUAN, Gabriel Gonçalves, o protocolo visa promover uma parceria estratégica com o objetivo de reforçar as competências técnicas e equipamentos nos serviços públicos de saúde em Cabo Verde.

A equipa tem vindo a prestar apoio nos domínios da cirurgia laparoscopia, autopedia e da oftalmologia, no a mesma fonte anunciou que o protocolo prevê acções de formação nas áreas de cirurgia laparoscopia, ligamentoplastia, autoplastias, oftalmologia e ainda nas áreas de cardiologia, cirurgia oncológica e ginecologia oncológica.  

Por outro lado, o chefe da missão dos EUA, Júlio Teixeira, adiantou que foi uma oportunidade de toda a equipa aprender muito com a realidade de Cabo Verde, e frisou que os casos são sempre difíceis e o acesso às tecnologias limitado. Júlio Teixeira enfatizou a importância do protocolo e agradeceu pela iniciativa, afirmando que esta cooperação vai permitir uma presença mais regular da equipa médica dos EUA em Cabo Verde.

A missão médica, constituída por 27 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros, concluiu hoje os trabalhos em Cabo Verde. A equipa está na cidade da Praia desde o dia 20, onde realizou um leque diversificado de actividades formativas.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *