“Construir a resiliência mental dos jovens” é o primeiro painel em debate no fórum regional da juventude, que decorre de hoje a sábado na cidade de São Filipe, sob o lema “Futuro inclusivo: Juventude resiliente e vida saudável”. Nesse quesito vai ser abordada questões como a prevenção do suicídio na juventude, alcoolismo e as consequências do seu uso.
Dentro do primeiro painel, que vai ser debatido logo após a sessão de abertura, serão abordadas questões como a “prevenção do suicídio na juventude como transtornos mentais que podem levar ao suicídio”, “prevenção do uso das drogas ilícitas e o impacto do uso na camada juvenil” e “prevenção de alcoolismo e as consequências do seu uso para a saúde física, mental e social dos jovens”.
Antes do segundo painel sobre “oportunidades na educação versus emigração” subdivididos em três subtemas, nomeadamente oportunidades de educação/formação profissional e mercado de trabalho, qual o impacto da emigração na vida dos jovens cabo-verdianos e desafios da adaptação e desafios dos jovens se prepararem adequadamente para a mudança para melhor integração no país de acolhimento haverá um espaço de “talk show” com o artista Gá da Lomba.
No período da tarde está programado um workshop sobre “que apoio e acções a serem realizadas para a prevenção da saúde mental (suicídio) a nível comunitário” com abordagem de vários itens como “conectividade à rede social versus saúde mental” e “nutrição e vida saudável” seguido de aula prática de desporto.
O primeiro dia do fórum será encerrado com aula de música, competição de natação na piscina municipal, torneio relâmpago de futsal na placa de Alto Santa Luzia e actividade “meximexê” na praça do Presídio.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver