A Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde em parceria com a Câmara Municipal da Praia, lança oficialmente, o Festival Internacional de Filmes para Ação Climática do Atlântico- FIAC e, no quadro do mesmo festival procede-se o lançamento do Concurso de Filmes “Nha Cidade, Nha Filme” destinado a todos os munícipes do país. O objetivo é criar olhares diferenciados no respeitante às causas e consequências da mudança climática e o papel da sociedade em todo o processo da ação climática.
Segundo uma nota da ACACV, o concurso decorre de 29 de maio (Dia Mundial da Energia) a 16 de setembro (Dia Internacional de Preservação da Camada De Ozono) do ano de 2024. De modo a garantir a qualidade dos filmes e conteúdos que serão produzidos para a
Mostra Oficial do Festival Internacional de Filmes para Ação Climática do Atlântico, vai ser lançado o Laboratório de Cinema Climático focado na capacitação, partilha e reflexão sobre o cinema e o clima, viabilizando o acesso ao conhecimento técnico e à informação de qualidade.
Uma experiência imersiva que conforme a mesma fonte, visa envolver e imergir completamente os formandos num espaço de experimentação na realização de filmes para ação climática e no desenvolvimento de microprojectos para minimizar o impacto das mudanças climáticas, que vai ter como palco principal o Parque 5 de Julho.
Neste âmbito, já se encontra na cidade da Praia o premiado e elogiado diretor/roteirista/produtor de Hollywood, Lawrence David Foldes, da comissão executiva da Academia de Óscares, para a realização das seguintes ações formativas de 3 a 5 de junho:
– Workshop “Produtor pela primeira vez”
– Workshop “Diretor pela primeira vez”
– Masterclass ‘Hollywood, Directing, and Acting’.
De realçar que Lawrence David Foldes é também Presidente de Júri do concurso de filmes “Nha Cidade, Nha Filme”.
Fonte: ACACV // Ad: Redação Tiver