“É HORA DE AGIR NA PRESERVAÇÃO DOS OCEANOS” – MM

No âmbito do  Dia Mundial dos Oceanos, celebrado em 8 de junho, o ministro do mar e também da cultura e indústrias criativas, frisou que é hora de agir na preservação dos oceanos, que constituem a nossa maior riqueza. Abraão Vicente frisou ainda a  importância de conscientizar governos, populações e demais entidades para a urgência de criar medidas que protejam os oceanos.

Durante a Conferência Internacional sobre o Património Cultural Subaquático na Década das Nações Unidas para as Ciências Oceânicas, que decorre na cidade da Praia, Abraão Vicente explicou que já é hora de agir na preservação daquilo que constitui a nossa maior riqueza.

O evento significativo que reúne cientistas, decisores políticos, jovens, povos indígenas e comunidades locais de todo o mundo, tem o objetivo de debater medidas e de relembrar a importância dos oceanos para o equilíbrio da vida no planeta Terra.

Relativamente à escolha de Cabo Verde para acolher o Chantier-École e a conferência Internacional, o governante afirmou que demonstram o papel significante que o arquipélago tem demonstrado além fronteira, e também o conjunto de medidas que o atual governo tem desempenhado em prol da matéria.

Por sua vez, o presidente da cátedra da UNESCO em patrimônio cultural dos oceanos, Joao Paulo Costa, defendeu que o oceano que nos rodeia é uma fonte de ligações, e também de riquezas que de uma certa forma potencializa o turismo, exemplificando o caso do arquipélago.

8 de junho, é o Dia Mundial dos Oceanos! Essa data foi oficialmente designada pela Organização das Nações Unidas em 2008

Os Oceanos exercem um controlo regulador fundamental sobre o clima e as condições meteorológicas. E em CV, o território nacional é muito maior que 4033Km2, o que representa apenas 1% de toda a área territorial que pertence a país, logo 99% é mar.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *