O Banco Mundial vai apresentar este ano um Relatório sobre Clima e Desenvolvimento, dedicado a Cabo Verde, devido aos riscos que o arquipélago enfrenta, anunciou a instituição. Fonte do Banco Mundial contactada pela Lusa referiu que a publicação deverá ser feita ainda este ano.
“O Banco Mundial está a levar a sério estes desafios e está a preparar um Relatório sobre Clima e Desenvolvimento dedicado a Cabo Verde, em estreita colaboração com o Governo”, lê-se no mais recente boletim de actualização económica da instituição.
A instituição classifica Cabo Verde como “o país com o maior risco de desastres climáticos na África Subsariana e um dos níveis de risco mais elevados a nível global”.
Os episódios de secas cíclicas prolongadas, desertificação e eventos extremos de precipitação que causam cheias repentinas, especialmente nas áreas urbanas, são exemplos das ameaças.
A subida do nível do mar, a erosão costeira e a perda de biodiversidade e ecossistemas são problemas que afectam particularmente as praias e zonas costeiras, “pondo em risco a sustentabilidade do sector do turismo”, o motor da economia.
“As mudanças na temperatura da superfície do mar, salinidade, acidez e níveis de oxigénio terão provavelmente efeitos catastróficos nas pescas”, acrescenta o último boletim do BM em relação a outra área de actividade, a pesca, responsável pela maioria da exportação de bens e pela segurança alimentar.
No caso de Cabo Verde, um dos objectivos do relatório será ajudar a compreender os impactos das alterações climáticas sobre a quantidade de captura de peixe e a sua composição ao longo do tempo, algo “vital para construir resiliência e adaptação no sector”.
Fonte: Expresso das Ilhas // Ad: Redação Tiver