A escola “Abadá Capoeira”, vai realizar neste sábado, pela primeira vez, uma gincana infantil na ilha da Boa Vista. A competição envolve cerca de 60 crianças, que vão ter a oportunidade de demonstrarem as suas aptidões, perante jurados da ilha do Sal, São Vicente e Santiago.
Segundo o instrutor Dumbo Cruz, acompetição infantil, vai permitir aos seus atletas mirins, mostrar as suas habilidades técnicas e mentais, de modo a preparar para competições de nível internacional.
“Gincana é um evento infantil que a nossa escola está a fazer, pela primeira vez. As crianças vão poder mostrar as suas habilidades na capoeira, tanto no nível técnico como mental. Vai haver vários jogos, brincadeiras lúdicos, antes da competição.” Instrutor
A gincana é também uma oportunidade de motivar os atletas mirins a terem espírito de competidor, principalmente nos jogos mundiais de capoeira, em que Cabo Verde vai participar.
“Objetivo principal dessa gincana é motivar as crianças a terem espírito competidor, que é importante, assim, quando forem representar Cabo Verde nos jogos mundiais de Capoeira eles vão estar mais preparados, tanto fisicamente, como psicologicamente.” – Instrutor
A escola Abadá, tem feito vários trabalhos de carácter sociais, como conta o instrutor Dumbo Cruz, e pretende expandir a escola na ilha de Boa Vista.
A Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento à Arte Capoeira “ABADÁ-Capoeira” está presente em 70 países, incluindo Cabo Verde. Neste arquipélago, ministra aulas nas ilhas de São Vicente, Santiago, Sal, Boa Vista e Santo Antão.
Redação Tiver