Nove pessoas morreram na explosão de um carro-bomba que devastou o Top Coffee Restaurant, um café popular em Mogadíscio, nesse domingo, durante a transmissão da final da Eurocopa-2024.
Um veículo carregado com explosivos teria causado a explosão devastadora no restaurante. Confirmamos nove civis mortos e 20 feridos na explosão – disse Mohamed Yusuf, da agência de segurança nacional.
A Agência Nacional de Notícias da Somália citou anteriormente fontes policiais que atribuíram o ataque a “terroristas Kharijitas”, termo usado pelas autoridades para se referir ao grupo jihadista Al Shabab, ligado à Al Qaeda.
A polícia isolou a área, perto do complexo do palácio presidencial chamado Villa Somalia, que estava lotado no momento da explosão.
A Al Shabab tem travado uma insurreição sangrenta contra o frágil governo federal da Somália há mais de 17 anos, com numerosos atentados a bomba em Mogadíscio e em outras partes do país.
No sábado, cinco supostos combatentes do grupo islâmico foram mortos num tiroteio durante uma tentativa de fuga da principal prisão da capital. Três guardas foram mortos e 18 feridos no incidente.
O presidente somali, Hassan Sheikh Mohamud, prometeu uma guerra total contra os jihadistas.
O exército uniu forças com milícias de clãs locais como parte de uma campanha militar apoiada por uma força da União Africana e por ataques aéreos dos EUA, mas a campanha sofreu reveses, com a Al-Shabab afirmando, no início deste ano, que tinha tomado várias cidades do centro do país.
Fonte: O Globo