FESTA DO QUEIJO: ORGANIZAÇÃO APOSTADA NA CAPACITAÇÃO DAS MULHERES  

A terceira edição da Festa de Queijo vai abrir com uma acção de formação e capacitação das mulheres em matéria de transformação dos produtos derivados do leite e queijo de cabra. A acção de um total de 25 mulheres é ministrada por um engenheiro alimentar e por uma especialista em gestão estratégica de marketing, e conta com apoio da cooperação portuguesa.

A acção, intitulada “Mulheres na transformação dos produtos derivados do leite e do queijo de cabra”, visa capacitar as mulheres de Monte Grande para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico local e vai ser a primeira actividade da terceira edição da Festa de Queijo de Monte Grande que se realiza de hoje a sábado, 20.

Da terceira edição destaca-se ainda o fórum de desenvolvimento local sobre mudanças climáticas e segurança alimentar no mundo rural e “Escuta diálogo com lideranças locais e tomadores de decisão” e a Rota do Queijo, em parceria com associações locais e operadores turísticos.

O evento objectiva proporcionar aos turistas e demais interessados uma “experiência única” junto aos criadores e produtores de queijo.

A Rota do Queijo tem como principal objectivo socializar os visitantes quanto ao processo de fabrico do queijo artesanal, estimular o turismo rural e gastronómico e conhecer as tradições em torno da vida do campo.

Para esta edição, a organização escolheu a localidade de Cabeça Fundão para realizar a Rota do Queijo, dada a “forte tradição” no domínio de pecuária, com destaque para caprinocultura e prevê-se visita às áreas de plantas endémicas e currais, assim como sessão de conversas sobre educação ambiental e degustação de queijos. 

Fonte: Expresso das Ilhas // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *