Os pescadores e armadores afirmaram hoje que o acordo de pesca entre Cabo Verde e União Europeia não vai beneficiar a pesca na Ilha de Santiago. Os pescadores estão ainda insatisfeitos com o acordo e lidam com várias dificuldades.
Maria Semedo que é dona de quatro embarcações de pesca na cidade da Praia afirmou que os armadores da ilha de Santiago não vão ter qualquer benefício com o acordo de pesca.
Segundo a mesma fonte, devido à falta de condições no que tange, por exemplo, à conservação do pescado, falta de arrastadouro de embarcações, subsídio de defesa de entre outras situações. “Não temos nada na Ilha de Santiago através do acordo com a União Europeia, temos vários armadores que não estão tendo condições para colocar as embarcações no mar por causa das despesas”, lamentou Maria Semedo. De acordo com o coordenador e gestor dos serviços de pesca, Albertino Tavares, os pescadores desconhecem os benefícios do acordo pelo que considerou que deveria haver mais informações a respeito do mesmo.
Afirmou também que o sector da pesca carece de muitas infraestruturas, nomeadamente de produção de gelo e conservação do pescado para que se possa avançar para um acordo de pesca.
Acrescentou ainda que os pescadores estão insatisfeitos com o acordo e lidam com várias dificuldades.
Neste momento o Cais de Pesca da cidade da Praia tem recebido “grandes” quantidades de pescado, mas as peixeiras e pescadores afirmaram não haver condições para a conservação do produto, visto que a venda tem sido fraca.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver